Bom pessoal, primeiramente bom dia a todos. Hoje vamos estar falando do campo harmônico, mais o que é campo harmônico ? Bom o campo harmônico é um conjunto de acordes formados por uma escala, assim tocamos eles e damos um som a música. Bem legal né ?
Mas chega de tanto falar e vamos ao que interessa, vou estar postando aqui os campo harmônico de todos os tons. Vamos sempre usar o exemplo de DÒ Maior.
Para formar o campo harmônico vamos usar a seguinte "formula" assim eu chamo . Vamos ver o que é ?
- T , T, sT, T, T, T, sT ( Nada mais do que tom, tom, semi - tom, tom, tom, tom e mais um semi - tom).
- Tom = 1 tom
- Semi - tom = meio tom
Mais para que vou usar isso ? Vamos aplicar essa formula para formar os campo harmônico naturais (sendo todos maiores), essa mesma formação gera as escalas naturais também . Assim vamos dar sequência adiante a Campo Harmônico ( ou C.H. sua abreviação, assim vai ser melhor para entendermos ).
- Exemplo de Dó : T > T > sT > T > T > T > sT
C--------D--------E---------F--------G--------A-------B--------C
Entenderam ? 1 Tom 1 tom sT 1 tom 1 tom 1 tom 1 sT
Temos: (1 tom de C para D), (1 tom de D para o E), (1 semi tom de E para F), (1 tom de F para G), (1 tom do G para A), (1 tom de A para B), (1 semi tom de B para C, assim dando a oitava). No meio dos 1 tom temos também uma nota, chamada sustenido ou bemol, no caso se fossemos usar um semi tom para nota seguinte na escala de dó o resultado seria o C# por conta do semi tom andado , porém andamos 1 tom então de C para D temos 1 tom .
Essa escala é a natural, já criamos os acordes da escala, mais para chegarmos ao C.H. mesmo ainda temos que aplicar outra formula, para saber quais acordes do C.H. é maior ou menor. Aqui vai a escala:
- M m m M M m dim
- Maior menor menor Maior Maior menor diminuto
Mais o que seria isso ? ( Aqui resulta na formação do acorde dentro do C.H. ). Agora que sabemos montar a escala natural é formamos ( C,D,E,F,G,A,B,C), vejamos como fica isso aplicando essa formula. Vamos ver ao exemplo :
Assim fica o Campo Harmônico de Dó Maior natural, espero que não tenham nenhuma dúvida na hora de formar os Campo Harmônico, vou estar deixando aqui em baixo todos os C.H. e depois vou estar postando os acordes, por conta que estamos ainda iniciando nos acordes maiores e menores e também alguns estão com dificuldades de fazer a pestana.
1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8°
- Dó Maior : C Dm Em F G Am B° C
- Ré Maior: D E#m F#m G A Bm C#° D
- Mi Maior: E F#m G#m A B C#m D#° E
- Fá Maior: F Gm Am Bb C Dm E° F
- Sol Maior: G Am Bm C D Em F#° G
- Lá Maior: A Bm C#m D E F#m G#m° A
- Si Maior: B C#m D#m E F#m G#m A#m° B
Aqui temos todos os Campo Harmônico, a sétima nota ( no caso a diminuta, não vamos usar muito, mais e bom deixar anotado para lembrarmos futuramente, quando sabermos maios sobre C.H.). Por enquanto é isso, qualquer dúvida só perguntar, mesmo se eu não souber responder na hora buscarei a resposta . ( Lembrando que não existe E# e nem B#, pois fui buscar uma informação na internet e achei o campo harmônico com essas notas, elas porém não existem, são bemol e não sustenido ( Bb e Eb).